O ALIENISTA - MACHADO DE ASSIS

 



MACHADO DE ASSIS – AUTOR DA OBRA O ALIENISTA

 

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), escritor brasileiro é considerado o maior expoente da literatura brasileira. Escreveu praticamente em todos os gêneros, incluindo poesia, romance, crônica, dramaturgia, conto, folhetim, jornalismo e crítica literária.

Machado de Assis testemunhou a Abolição da Escravatura (13/05/1888) e a Proclamação da República (15/11/1889) que substituiu o Império. Presenciou diversos eventos importantes no final do século XIX e início do século XX. Foi um notável comentador dos acontecimentos políticos e sociais de sua época.

Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, era de uma família pobre. Pouco estudou em escolas públicas e nunca frequentou uma faculdade. Segundo o crítico literário americano Harold Bloom, Machado de Assis é o maior escritor mestiço de todos os tempos. Seu pai era negro alforriado e sua mãe era branca, portuguesa nascida na ilha São Miguel, localizada no arquipélago dos Açores que pertence a Portugal.

Machado de Assis, muito estudioso, subiu socialmente devido a sua superioridade intelectual. Assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas. Fez carreira também como jornalista e atingiu notoriedade ao publicar suas poesias e crônicas. Publicou diversos livros que se tornaram famosas na literatura brasileira.

Em sua maturidade, reunido a intelectuais e colegas próximos, fundou a Academia Brasileira de Letras e foi seu primeiro presidente, aclamado com unanimidade. 

Veja no link a seguir a obra O ALIENISTA. 

https://5ca0e999-de9a-47e0-9b77-7e3eeab0592c.usrfiles.com/ugd/5ca0e9_634cd7437373422587ffdcd13f5782ce.pdf

Postar um comentário

0 Comentários